USE O CUPOM "MABIPORAI" E GANHE 10% DE DESCONTO NOS PRODUTOS DA LOJA

5 motivos para conhecer o Arizona além do Gran Canyon

Paisagens desérticas, cidades vibrantes e cultura indígena: razões para explorar o Arizona além do Grand Canyon

ROTEIROCURIOSIDADES

6/1/20194 min read

O Arizona fica no sul dos Estados Unidos e tem algumas das paisagens mais bonitas do país, e é aqui que fica um dos grandes cartões postais americanos: o Gran Canyon. Ele costuma ser o principal, senão único, ponto de parada dos turistas, mas a região tem muito mais a oferecer.

Essa viagem também é uma oportunidade para entrar em contato com a cultura mais antiga dos Estados Unidos ao visitar as aldeias e as cidades fantasmas espalhadas pelas estradas do deserto – além de mergulhar na culinária local, que acabou misturando elementos mexicanos, indígenas e coloniais.

ROAD TRIP

Se você gosta de alugar um carro e explorar as estradas, esse estado é para você. Não à toa é cortado pela icônica Rota 66. É um lugar para ser conhecido sem pressa, por isso um roteiro mais livre pode deixar a viagem ainda melhor.

QUASE UMA VIAGEM NO TEMPO

Lembra da Corrida do Ouro das aulas de História? Quando encontraram ouro na região e mais de 300 mil pessoas se mudaram para os estados do sul. Ainda hoje, você pode conhecer as cidades fantasmas, que são as vilas abandonadas que um dia já foram casa desses mineiros que se aventuravam em busca de ouro em 1800.

Uma das opções mais conhecidas é Goldfield, que acabou se tornando quase que um parque temático. Aqui os visitantes podem explorar a vila, conhecer uma mina de ouro, a Mammoth Gold Mine, e o museu local. Tem até uma apresentação que encena um tiroteio à la filmes de Bang Bang.

Outra experiência incrível é entrar em contato com as comunidades indígenas. Hoje em dia 22 tribos vivem no estado e algumas são abertas para visitação, como Gila, While Mountain Apache, Salt River Pima-Maricopa e Navajo. Mas a influência indígena está em toda parte, desde as pinturas rupestres preservadas até joias caríssimas de turquesa e prata.

CULINÁRIA

A gastronomia é sempre parte importante da experiência de mergulhar na cultura local, e a cidade de Tucson é uma das melhores opções. Ela é considerada uma cidade UNESCO de gastronomia, além de também ter um dos principais aeroportos do Arizona. Aqui você encontra os melhores restaurantes, desde os mais caros até feiras de rua. Tudo com uma mistura de comida mexicana, indígena e americana.

Mas o estado todo é recheado de opções e o site Expedition Foodie pode ajudar você a planejar seu roteiro gastronômico. Lá você encontra os melhores festivais de comida do Arizona – e tem de tudo: churrasco, pizza, taco, cerveja, vinho, nozes, morango…

NÃO TEM ÉPOCA RUIM

A melhor época para visitar o Arizona é o ano todo! Com clima de deserto, os verões são bem quentes e os invernos não fazem sofrer quem não gosta de frio, a média do ano todo é máxima de 41°C e mínima de 7°C. Como você pode imaginar, também chove bem pouco: são cerca de 330 dias de sol por ano, então a chance de pegar um clima ruim é bem pequena.

NATUREZA EXUBERANTE

Os parques naturais estão espalhados por todo o estado e guardam muito mais que cactos e areia.

  • Antelope Canyon: talvez você já tenha visto esse parque em alguma foto porque, quando as curvas dessas pedras avermelhadas encontram os feixes de luz do sol, é uma visão como poucas por aí. Os passeios de caminhada costumas ser guiados e levam você conhecer o povoado indígena de Navajo.

  • Chiricahua National Monument: esse parque tem 4.800 hectares e é conhecido pelas colunas de pedra que poderiam ser cenário de Star Wars. As formações são cinzas de vulcão compactadas. São quase 30km de trilha que vão em todas as direções do parque e também é possível reservar um espaço no camping para passar a noite.

  • Deserto de Sonora: esse é o deserto mais quente dos Estados Unidos, mas o solo bem irrigado permite que muitos tipos de planta cresçam, não só os clássicos cactos. O Deserto de Sonora, às vezes chamado de Deserto do Colorado, também cobre parte da Califórnia e do México. São 200 milhões de hectares.

  • Lake Powell: principal reservatório do Rio Colorado, o lago Powell fica no norte do Arizona, na divisa com o estado de Utah, e é um importante destino de férias dos americanos. Com a água morna, o lago reúne banhistas, mas também tem uma boa estrutura de passeios de barco, restaurantes, campings, pescaria, golfe e muita caminhada.

  • Red Rock State Park: esse parque de pedras vermelhas foi aberto em 1991, quando foi comprado pelo Estado. As principais atrações são caminhadas e trilhas de bicicleta pelas pedras, mas também há um teatro e salas de exposição com informações sobre a história e a formação do local.

Então, da próxima vez que ouvir alguém falando que os Estados Unidos são as luzes de Nova York ou os castelos mágicos de Orlando, conte sobre o Arizona, mostre as fotos e aproveite para combinar a próxima viagem.