USE O CUPOM "MABIPORAI" E GANHE 10% DE DESCONTO NOS PRODUTOS DA LOJA

A inspiração que jorra dos vulcões do Atacama

Não é só de paisagens que pode ser feita sua viagem ao Atacama, em San Pedro é possível fazer uma aula de culinária para preparar pratos típicos da região.

CURIOSIDADES

6/9/20152 min read

a mountain range with a few clouds in the sky
a mountain range with a few clouds in the sky

Do diretor chileno Jorge Durán, “Romance Policial” é um suspense brasileiro que se passa no Chile. A história tem início no Rio de Janeiro com o escritor Antonio (Daniel de Oliveira), que está sem inspiração para dar início a um novo trabalho e decide ir viajar para quem sabe retomar as rédeas de seu processo criativo. É então que ele vai para o Deserto do Atacama, onde conhece a bela Florencia (Daniela Ramirez) e vira alvo de vingança do policial Martinez (Álvaro Rudolphy) depois de ser acusado de cometer um assassinato.

Antonio fica hospedado em uma cidade chamada San Pedro de Atacama, o principal ponto de partida para quem quer explorar o deserto mais seco do mundo. O local tem cerca de 2 mil habitantes e vive basicamente do turismo. Com construções antigas que dão lugar a agências de guias turísticos e artesanato, o povoado guarda uma antiga história que pode ser vista no Museo Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige. Lá estão expostos múmias e objetos que mostram a longa trajetória do local, que começa em 1500 a.C. e passa pela dominação dos incas e dos espanhóis.

O elemento em maior evidência em “Romance Policial” é obviamente a geografia, já que na primeira metade do filme Antonio passeia de bicicleta pelo chamado Vale da Morte e a câmera flagra as imensas paisagens onde o marrom da terra e da poeira contrasta com o azul do céu e o tímido verde dos arbustos.

brown stone
brown stone

Mas não é só de paisagens que pode ser feita sua viagem ao Atacama. Em San Pedro é possível fazer uma aula de culinária para preparar pratos típicos da região. Assim você pode aprender um pouco mais do que Antonio, que se interessou só pelo pisco sour, uma bebida tradicional do Chile e do Peru que é feita a base de aguardente de uva.

Fique esperto também quanto à variação de temperatura: San Pedro do Atacama pode passar de -7°C para 26°C no mesmo dia. Isso também pode ser visto no filme, uma vez que, entre momentos de busca interior e de fugas desesperadas, os personagens vestem de suéteres de lhama até camisetas molhadas pelo medo.