USE O CUPOM "MABIPORAI" E GANHE 10% DE DESCONTO NOS PRODUTOS DA LOJA

Conheça 10 das mais lindas bibliotecas do mundo!

Poucas coisas enchem mais os olhos de um apaixonado por livros do que entrar em uma biblioteca nova. Esteja onde estiver, toda biblioteca é um ponto de visita. Pode ser no Rio de Janeiro, em Dublin ou mesmo em Praga.

CURIOSIDADES

1/25/20184 min read

Muitas encantam não só pelos livros nas prateleiras, mas pela beleza dos prédios, pintura e decoração. Conheça mais sobre dez das mais lindas bibliotecas do mundo – e quem sabe coloque-as na lista de lugares a visitar na próxima viagem.

Biblioteca da Trinity College (Dublin, Irlanda)

A Trinity College tem a biblioteca com a maior coleção de livros da Irlanda. O salão principal tem cerca de 65 metros e é coberto de mármore e madeira escura. Quando foi construído em 1712, o teto era plano, mas foi arredondado na década de 1850 para que as prateleiras pudessem ser expandidas e armazenar mais livros. Nessa época, a biblioteca recebeu autorização para obter um exemplar de todos os livros publicados na Irlanda e na Inglaterra.

Biblioteca Municipal de Stuttgart (Stuttgart, Alemanha)

Construída em 2011, a biblioteca Municipal de Stuttgart foi projetada pelo arquiteto coreano Eun Young Yi e sua forma de cubo chama ainda mais atenção de noite, quando as paredes são iluminadas de azul. Ao todo são nove andares preenchendo os mais de 20 mil m²: cinco tomados por salas de leitura e quatro desse puro branco com pontos coloridos que saltam das prateleiras.

Biblioteca de Admont (Admont, Áustria)

A Biblioteca de Admont é a segunda maior biblioteca do mundo localizada em um monastério e foi construída em 1776. Hoje em dia abriga mais de 200 mil livros e dezenas de estátuas e adornos que trazem os principais ideais do Iluminismo e da busca pelo conhecimento.

Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, Brasil)

a large ornate room with many arches
a large ornate room with many arches

Localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, próxima ao Teatro Municipal, o Real Gabinete Português de Leitura teve a construção terminada em 1887 com o estilo mais comum na época aqui no Brasil, o gótico-renascentista. A maior coleção de livros portugueses fora do Portugal está aqui.

Biblioteca Municipal de Direito de Munique (Munique, Alemanha)

Todos os livros nesta biblioteca de Munique são relacionados a assuntos do Direito, mas ela é aberta ao público, então você não precisa ser profissional ou estudante dessa área para conseguir dar uma espiada dentro. O salão fica no terceiro andar do prédio da prefeitura de Munique, construído entre 1967 e 1908, e os adornos das escadas e dos abajures são folhas e flores de ferro. Aqui a decoração monocromática também dá mais destaque ao colorido das capas nas estantes.

Biblioteca da Imaginação Humana (Ridgefield, Estados Unidos)

Mais de 30 mil arquivos compõem a biblioteca particular de Jay Walker (além de uma ponte de vidro que suspende o visitante no ar enquanto atravessa entre as prateleiras). O espaço faz parte da casa do empresário americano e foi construído em 2002 com seus três andares e muitos painéis de vidro para preservar os mais de 5 mil anos da história da imaginação humana. Jay explicou em uma palestra no TED que o motivo de ter intitulado a biblioteca dessa maneira era para responder a questão “como criamos?”: “Parte da minha resposta é que nós conseguimos criar quando nos cercamos por estímulos, com conquistas dos humanos, com História, com coisas que nos movem e nos tornam humanos”. Entrar nessa biblioteca é fazer uma viagem desde os ossos dos dinossauros e livros antigos até itens já levados à Lua e capacetes de Stormtroopers.

Biblioteca José Vasconcelos (Cidade do México, México)

Localizada na capital mexicana, a Biblioteca José Vasconcelos tem mais de 500 mil livros nas prateleiras. O prédio foi projetado para integrar o jardim público, dessa forma, as árvores impedem que o barulho do trânsito das ruas invada as paredes e perturbe os leitores.

Biblioteca do Monastério Strahov (Praga, República Tcheca)

Dividida em duas salas, a biblioteca de Strahov fica próxima ao palácio de Praga e tem mais de 200 mil livros nas prateleiras, incluindo os principais exemplares impressos na Europa Central no século XVIII. A visita é linda, mas não poderá passar de onde as fotos acima foram tiradas, já que a passagem é proibida.

Biblioteca do Parlamento (Ottawa, Canadá)

A construção da Biblioteca do Parlamento canadense levou 17 anos para ser finalizada (1859-1876) e apenas uma parte escapou do fogo que consumiu o prédio em 1916: dos 12 mil exemplares, apenas cerca de 200 foram salvos das chamas. O exterior da biblioteca passou por um processo de restauração entre os anos de 2002 e 2006, quando ficou fechado para visitação.

Biblioteca de El Escorial (San Lorenzo de El Escorial, Espanha)

A biblioteca fica em San Lorenzo de El Escorial, cidade de residência do rei da Espanha nos arredores de Madrid. O rei Filipe II encomendou a construção do palácio em homenagem a seu pai, Carlos V, no século XVI com mais de 40 mil volumes. A biblioteca foi o último espaço a ficar pronto, em 1592.

Alguma das suas bibliotecas preferidas ficou de fora da lista?