USE O CUPOM "MABIPORAI" E GANHE 10% DE DESCONTO NOS PRODUTOS DA LOJA

Conheça Hida Takayama e mergulhe na cultura milenar do Japão

Localizada na província de Gifu, região central do Japão, a cidade fica em meio aos Alpes Japoneses e é famosa pelo festival de outono, considerado um dos três mais bonitos do Japão.

ROTEIRO

7/16/20173 min read

A animação japonesa Your Name (2016) vai tocar seu coração com a saga dos adolescentes Taki e Mitsuha, que trocam de corpo de tempos em tempos e precisam estabelecer regras para que um não comprometa a vida do outro. O problema começa quando se apaixonam, mesmo sem se conhecerem, e começam uma jornada para se encontrarem. Mas, como tudo é efêmero como um sonho, as lembranças desaparecem rapidamente.

Essa é uma das animações de maior sucesso do Japão dos últimos anos, faturando US$ 90 milhões. O primeiro longa-metragem animado a ultrapassar 10 bilhões de ienes de arrecadação de bilheteria que não foi produzido pelo Studio Ghibi (“Meu Amigo Totoro”, “A Viagem de Chihiro”).

Para ter uma ideia do sucesso da produção, a bilheteria do ano de estreia no Japão fica cerca de US$10 milhões abaixo do arrecadado nos Estados Unidos com “Hércules” (Walt Disney Animation Studios, 1997), usando como base os valores da época.

Além da história, os cenários chamam muita atenção pela beleza. Enquanto Taki é um menino de Tóquio, Mitsuha mora no vilarejo fictício Itomori, que para nossa sorte foi inspirado na cidade de Hida Takayama (300 km da capital). A maneira mais fácil de chegar é a partir da cidade de Nagoya (2h30 de trem), mas também é possível fazer o trajeto de ônibus saindo de Tóquio (5h50).

Localizada na província de Gifu, região central do Japão, a cidade fica em meio aos Alpes Japoneses e é famosa pelo festival de outono, considerado um dos três mais bonitos do Japão. Na comemoração, carros alegóricos passeiam pelas ruas, mas, se você perder esse evento, pode visitar o Salão das Alegorias (Takayama Yatai Kaikan), onde há peças expostas o ano todo.

SE O FOCO FOR CULTURA LOCAL

As principais atrações são os prédios históricos, como a sede do governo (Takayama Jinya), o antigo palácio municipal e o Museu Popular Kusakabe. Além disso, um dos principais pontos é o templo Hida Kokubunji, construído há mais de 1200 anos.

Seu passeio também passa obrigatoriamente pela rua Sannomachi, ladeada por casas centenárias que hoje abrigam lojas e restaurantes, além dos mercados matinais, que acontecem diariamente há cerca de 200 anos à beira do rio Miyakawa.

Visite também a Vila Folclórica com seus mais de 30 prédios que exibem a cultura local, como peças de artesanato e formas de registro do cotidiano da região. E museus não faltam para atender a todos os gostos: arte popular, arte folclórica, arqueologia, arte em vidro, arte Nouveau e o Museu da Cidade, que tem 14 salas dedicadas à história do saquê, um dos elementos-chave da economia local.

MAS SE PREFERIR NATUREZA…

Se você se encantou pelos Alpes Japoneses que cercam Hida Takayama, um começo é a trilha de 3,5km que liga a área dos templos ao Parque Shiroyama. Caso queira subir mais, um bom destino é o Monte Kurobegoro, um dos cenários mais marcantes do filme e que fica a quase 3000 metros de altitude. Outra opção é o Planalto de Goshikigahara, mas aqui é preciso reservar um tour guiado que vai levar você pelas cachoeiras e lagoas da floresta. A reserva pode ser feita pelo site oficial da cidade, que tem versão em português.

Explore também os Alpes do Norte com um passeio de teleférico ou aproveite as estações de fontes termais, a caverna calcária e os jardins de cerejeiras.

O idioma pode ser um obstáculo, já que o inglês só é falado em hotéis e em poucos restaurantes, mas a receptividade dos moradores locais não vai deixar que isso estrague sua passagem por lá. Então inclua Hida Takayama na rota e faça uma viagem pela cultura de séculos que essa cidade tem para apresentar.