USE O CUPOM "MABIPORAI" E GANHE 10% DE DESCONTO NOS PRODUTOS DA LOJA

Saiba qual é a melhor época para conhecer a Islândia

Como vai ser muito difícil escapar da chuva, escolha seu clima preferido, mas pode ser que ele venha recheado de turistas.

ROTEIRO

11/7/20194 min read

A Islândia é um país onde o clima é muito instável. É comum que amanheça chovendo, depois saia o sol e mais tarde caia um pouco de neve. As vezes tudo isso e com um vento que quase leva você junto. Os islandeses costumam dizer que se você não gosta do clima, espere cinco minutos porque ele já vai mudar. A média de dias chuvosos também é bem alta: 2 em cada 3.

Essa inconstância dura o ano todo. Como vai ser muito difícil escapar da chuva, escolha seu clima preferido, mas pode ser que ele venha recheado de turistas.

- PRIMAVERA (ABRIL E MAIO): as temperaturas ficam entre 0°C e 10°C e o sol fica no céu de 11 a 14 horas por dia. Essa não é a alta estação, então os locais não estão abarrotados de turistas. Mas, se você for por conta e quiser alugar um carro para explorar o país, fique atento. Ainda há bastante neve na região central, por isso muitas estradas ainda estão fechadas, o que pode dificultar a viagem.

- VERÃO (DE JUNHO A AGOSTO): nessa época, os termômetros ficam entre 5°C e 15°C e, no auge do verão, não existe noite, o sol reina nas 24 horas do dia, é o chamado “sol da meia noite”. A claridade é ótima para os passeios, mas deixa a aurora boreal impossível de ser vista. Essa também é a época mais movimentada. A Islândia recebe uma quantidade de turistas 10x maior do que a população local (360 mil habitantes) e a maioria visita no verão. Então imagine só como ficam as ruas da capital Reykjavík e até as cachoeiras mais distantes.

- OUTONO (DE AGOSTO A OUTUBRO): nessa altura do ano, a onda de turistas já foi embora e começam as caças à aurora. As temperaturas são parecidas com as da primavera, ficam entre -3°C e 6°C e o sol fica o dia todo como se estivesse a ponto de se pôr, mas dá as caras um pouco antes das 9h e fica até umas 18h. Quanto mais perto do final de Outubro, mais curtos ficam os dias. Nessa época, os preços das acomodações também caem.

- INVERNO (NOVEMBRO A MARÇO): essa época é para os corajosos (ou inconsequentes, se preferir). Os termômetros ficam entre -5°C e 5°C na capital, mas no norte a mínima pode chegar a -10°C. Já o sol brilha durante 4 ou 5 horas por dia. São comuns as notícias de turistas que acabam morrendo por se perderem em trilhas, por outro lado é uma boa época para ver a aurora e explorar as cavernas de gelo, que na maior parte do ano derretem e formam rios.

LEIA MAIS SOBRE A ISLÂNDIA

SOZINHO OU COM AGÊNCIA?

A Islândia é um país incrível, mas pode ser bem perigoso se você for despreparado. 70% da população mora na região de Reykjavík. Depois disso, a cidade com mais habitantes é Akureyri, conhecida como “a capital do norte”, apenas 19 mil moradores. Para você ter uma ideia, precisaria de quatro dessas para lotar o Maracanã.

As outras quase 90 mil pessoas estão espalhadas pela costa da ilha, a maioria vive da pesca ou da agricultura. Por isso é comum dirigir pelas estradas por mais de meia hora e encontrar duas casas e uma igreja. Um posto de gasolina então, nem pensar.

Além disso, os motoristas costumam olhar a previsão do tempo para vento porque a velocidade pode ser tanta que as estradas ficam fechadas. Eu pude ver de perto o poder da ventania. Nós estávamos em um ônibus com mais de 40 pessoas em uma estrada reta e o motorista tinha que andar a 40km/h competindo com a força do vento, que insistia em jogar o ônibus para o lado. Um desavisado poderia facilmente sofrer algum tipo de acidente.

Eu recomendo o uso de alguma agência local como a BusTravel Iceland, Reykjavik Excursions ou a Gray Line. Além de terem um conhecimento fundamental das condições das estradas (e da existência de banheiros), eles deixam o viajante mais sossegado para curtir a viagem sem o stress das estradas desertas. Ah! Nos meses de Julho e Outubro as agências costumam ter um código de 20% de desconto no site. Qualquer economia em Coroas Islandesas é uma grande economia em Reais.

Algumas pessoas preferem ter a liberdade de alugar um carro e parar onde quiser, claro que isso também é uma opção na Islândia, mas é bom ir sabendo que não é a mesma coisa que fazer uma roadtrip pela Califórnia ou pelo interior da França. Se você optar por dirigir e precisar de ajuda, a Islândia tem um número nacional de emergência (112) que reúne serviços de polícia, bombeiros e resgate.