USE O CUPOM "MABIPORAI" E GANHE 10% DE DESCONTO NOS PRODUTOS DA LOJA

Como é a caça à Aurora Boreal na Islândia

Ela é a atração principal para muitos turistas, mas também o maior motivo de frustração. Talvez por isso seja tão especial.

CURIOSIDADES

11/1/20193 min read

silhouette of trees near Aurora Borealis at night
silhouette of trees near Aurora Borealis at night

A melhor época para ver a aurora na Islândia é entre os meses de setembro e abril, entre outono e a primavera. Isso porque, diferente do que acontece no verão, a noite volta a existir. Essas nuvens neon só podem ser vistas na escuridão, por isso as noites longas ajudam a montar o cenário perfeito.

Mas infelizmente não é só de escuro que ela precisa para cruzar o céu. A noite tem que estar sem nuvens – o que é difícil para um país onde chove em 2 a cada 3 dias no ano – e, claro, o campo magnético da Terra tem que colaborar. Entendeu agora o motivo de chamarem esse passeio de “caça”? Tem a explicação longa do fenômeno, mas vou deixar para o final para ninguém desistir desse texto.

Para tentar ajudar os caçadores de aurora, foram criados alguns aplicativos que combinam todas essas informações e calculam a visibilidade da aurora. Eu usei o Northen Eye Aurora Forecast e ele não falhou. Eu tive tanta sorte que passei 5 dias na Islândia e o tempo estava tão bom que consegui ver o espetáculo em 3 dias diferentes

Você pode tentar sozinho ou com uma agência de turismo. Eu fui com a BusTravel Iceland.

A cor mais comum de ser vista é a verde. A rosa aparece as vezes, assim como o vermelho, mas já são bem mais raros. Boatos de que a aurora pode aparecer também em todas as cores do arco-íris, mas se as “mais comuns” já são raras, imagina as outras!

Esse é um bom jogo para tentar enquanto ela está lá em cima, atravessando o céu de ponta a ponta. Esse show pode durar desde alguns minutos até horas.

Mas, mesmo armado com todas as informações e com condições favoráveis, nada é garantido. Tudo o que você pode fazer é encontrar um ponto escuro nas estradas, olhar para o céu, cruzar os dedos e esperar.

CÂMERA DO CELULAR X MÁQUINA FOTOGRÁFICA

Caso não tenha uma máquina fotográfica que ajuste a captação de luz e tempo de abertura do obturador, não sofra porque ainda há esperança de registrar a aurora.

Os celulares mais novos conseguem captar. O iPhone precisa baixar um aplicativo para funcionar, mas os aparelhos da Samsung conseguem pegar a aurora a partir do modelo S7. As linhas mais simples (A e J) só vão registrar a escuridão.

Eu estava com uma câmera profissional, mas não consegui fotografar na primeira noite porque o ideal é que o obturador fique aberto por pelo menos 20 segundos. Faltou o tripé. Na segunda noite, vimos a aurora enquanto estávamos voltando de um passeio e descemos na beira da estrada para ver melhor. Outra viajante conseguiu ajustar a máquina e teve resultados bons só com 2 ou 3 segundos de exposição, e lá fui eu perguntar.

Ela tinha deixado as configurações no modo sem flash e no foco manual. Com menos luz, a câmera acaba deixando o obturador aberto por mais tempo automaticamente, você não precisa ajustar a exposição. A maior dificuldade é regular o foco, já que você mira no escuro. O jeito é clicar, checar e ajustar. Clicar, checar e ajustar. Claro que as fotos não ficam tão boas como as de tripé e com as configurações ideais, mas quebra um galho.

AFINAL, O QUE É A AURORA BOREAL?

Essa explicação vai lá longe, nas explosões de hidrogênio no sol. As moléculas se chocam com tanta força que se transformam em hélio e viajam para a Terra, mas a maneira mais fácil de entrar é driblando o campo magnético pelo eixo, ou seja, pelos polos.

Quando essas partículas entram na nossa atmosfera, se chocam com oxigênio e nitrogênio, o que causa outra mutação nos átomos. A alteração causa um acúmulo de energia por causa da alteração nas camadas de elétrons e essa energia toda precisa ser liberada para manter o equilíbrio nas partículas. E como essa energia é liberada? Em forma de luz. Nossa linda aurora, que no norte leva o nome de aurora boreal e no sul de aurora austral.