USE O CUPOM "MABIPORAI" E GANHE 10% DE DESCONTO NOS PRODUTOS DA LOJA
Visite Londres pelo olhar de Sherlock Holmes
Siga os passos do personagem principal do escritor e médico escocês Sir Arthur Conan Doyle, criado em 1887 e que se desenvolveu por quatro livros e 56 contos.
CURIOSIDADESROTEIRO
6/29/20152 min read


O filme da vez não é lançamento e não se passa nos tempos atuais, mas nem por isso fica atrás no quesito locação. Voltando ao século XIX, os personagens de “Sherlock Holmes” (2009) cruzavam as ruas da misteriosa Londres em meio às carruagens nas vias escuras e cinzentas. É então que o detetive recebe a tarefa de deter Lord Blackwood (Mark Strong), que tem planos diferentes para o rumo do parlamento inglês e que aparentemente é dono de incríveis poderes a ponto de retornar dos mortos. Sherlock (Robert Downey Jr.) tem a ajuda de seu amigo Dr. Watson (Jude Law), mas sua mente agitada e fascinante é confundida por um antigo amor que voltou à capital, Irene Adler (Rachel McAdams).
Além das ruas de pedra e dos trajes elegantes e desconfortáveis, o filme traz em algumas cenas uma parte do processo de construção de um dos símbolos locais, a Tower Bridge. A St. Paul’s Cathedral e o Parlamento também estão na lista dos cenários históricos.
Não há como incluir em um só texto todas as atrações de Londres, o assunto será retomado, o foco então ficará nos passos do personagem principal do escritor e médico escocês Sir Arthur Conan Doyle, criado em 1887 e que se desenvolveu por quatro livros e 56 contos.
Leia mais sobre Londres:
Ao começar pela casa do detetive, a famosa Baker Street número 221B, mas aí já começa o seu esforço: o sobrado fica na verdade localizado entre o 237 e 241. Na região não faltam pessoas fantasiadas com as roupas de Sherlock, mesmo assim, o que rouba a cena é a estátua de 3 metros do detetive.
Holmes é o personagem literário mais representado em filmes, cerca de 200, e no museu de cera Madame Tussauds você encontra um espaço reservado para alguns dos atores que o interpretaram, como Robert Downey Jr e Benedict Cumberbatch. Mas se você é um fã de memorabília, seu lugar é no The Sherlock Holmes Museum. Lá foram reconstituídos os cômodos descritos nas histórias, como o quarto de Watson. Atenção aqui: não se esqueça de comprar ingresso antecipado, se for despreparado pode enfrentar uma fila enorme.
O famoso The Langham Hotel foi palco mais de uma vez dos mistérios de Holmes, bem como outros pontos da rota turística da cidade, como o The Lyceum Theater, a Royal Opera House e o Museu Britânico.


Um dos cenários da mais recente série sobre o detetive é o Speedy’s Café, onde Benedict Cumberbatch, como Sherlock, e Martin Freeman, como Watson, gravaram cenas para o seriado do canal BBC. Mas seja nesta versão britânica, na americana de Downey Jr. ou em qualquer outra, o leitor de Sir Arthur continua ficando apreensivo com os desfechos submetidos aos diferentes olhares de roteiristas e diretores – imagina então a sensação de atravessar a tela ou mergulhar nos livros.
